A História da Paelha

A paella ou paelha é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes nos séculos Xv e XVI na região de Valência.


Os camponeses saiam para trabalhar no campo levando apenas arroz, óleo de oliva e sal. Usavam para cozinhar uma panela redonda, rasa, com 2 alças, a qual chamavam de "Paella". O formato facilitava o cozimento do arroz e dos ingredientes, por ficarem distribuídos por igual. Atualmente esta panela também é conhecida como "paellera", principalmente para diferenciar o utensílio do prato. Além do arroz eram adicionados ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, principalmente lebre e coelho, vagem e ervilhas. O ingrediente que mais caracteriza a Paella é o açafrão - especiaria retirada de uma flor, que dá ao arroz o colorido amarelado.

paella do Retaurante Los Toros em Curitiba

Passado o tempo foram acrescidos outros ingredientes, principalmente os frutos do mar à paella pelos valencianos da costa mediterrânea, criando uma nova versão para o pato, chamada de “paella Valenciana Mista”, pois combina frutos do mar, carnes, vegetais. A entrada dos frutos do mar a receita trouxe não só frescor, mais uma mistura inusitada, pouco conhecido para a época, e que com o tempo conquistou paladares.


Os espanhóis mantém toda a tradição para prepará-la, que parte do principio de produtos frescos e de qualidade. É indispensável um bom azeite acompanhando o prato, pois ele dará um toque especial, e harmonizará muito bem.


Um dos principais ingredientes da Paella é o açafrão original, o pistilo da flor “crocus-sativus”, especiaria mais cara do mundo, e que é indispensável o seu uso, onde fornecerá não só a cor amarelo forte, mas um sabor característico.

a melhor paelha de curitiba no delllivery


Por trás de vários mitos e histórias, o mais conhecido conta que o nome Paella surgiu do hábito dos camponeses, que após longos períodos no campo, ao chegarem saudosos das suas esposas preparavam esse delicioso prato "Para ella". Outro mito é que a palavra/nome “PAELLA” deriva da antiga palavra francesa “PAELLE” (panela em francês), que no Latim é “PATELLA” (recipiente ou vasilhame)

#paella #paelha #arrozespanhol #paelhaemcuritiba #pratoespanhol #restauranteespanholdellivery #restauranteespanholemcuritiba #paellaemcuritiba #paellaeflamenco

Veja Também!